segunda-feira, 2 de março de 2009

Praia de Itacoatiara


Primeiro de março, domingo, sol forte, céu azul. Mar esplêndido na Praia de Itacoatiara.
Logo mais teremos a final da Taça Guanabara, no Maracanã. Botafogo X Resende.

Antes das dez da manhã eu já bebia minha água de coco na barraca do Pisca, no Costão.
E olhando para o colorido das barracas, pensei cá com meus botões...

Nós, os niteroienses, somos mesmo privilegiados. Tomamos para nós a Praia de Itacoatiara como se ela fosse nossa, de fato. Mas, não é? A verdade é que sempre comentamos que uma ida à praia, se não for à Itacoá (assim é Itacoatiara, para os íntimos), não é uma ida à praia. A exuberante mata atlântica, a serra, as gaivotas, os surfistas nas cristas das ondas, as meninas que vão do Costão ao Pampo e voltam, desfilando seus belos e bronzeados corpos. No final da tarde, todos somos poetas lá. E o pôr-do-sol nos abraça com inspiração e emoção.

Podemos notar a maioria dos frequentadores preocupada com a preservação. Mas ainda encontramos aqueles que, simplesmente, ignoram a necessidade que tem, o homem, de cuidar do seu meio-ambiente. Lembro-me, assim, de Itacoá no início dos anos 70. Com a sua vegetação ainda intacta e sem as mansões nas encostas que encontramos hoje.

Naquela época, a Praia de Itaipu ainda era uma pacata vila de pescadores. Com sua areia limpa, águas claras e tranquilas. Em pouco tempo, o paraíso virou um depósito de sujeira, um ponto de encontro de pessoas que se preocupam, exclusivamente, com o seu próprio bem-estar, como nômades de tribos migratórias.

Em seguida, o mesmo fenômeno foi visto na Praia de Piratininga e Camboinhas.

Essas praias são, para o povo de Niterói, como o quintal da sua casa. Do Centro, chega-se à Região Oceânica, de carro, em quinze, vinte minutos. É como se fosse o paraíso ao alcance das nossas mãos. E precisamos, por nós, por nossos filhos, por nossos netos, lutar por sua preservação.

Se fizermos uma generalização, acabamos por concluir que as questões que discutimos, o não atendimento aos nossos direitos, as questões para as quais pedimos soluções, são frutos da nossa péssima educação.

http://www.itacoatiara.org.br/historia.htm


Em tempo: Botafogo 3 x 0 Resende.
Botafogo campeão da Taça Guanabara (Primeiro Turno do Estadual do Rio de Janeiro).

Um comentário:

Anamaria disse...

Caro autor.Provavelmente vc é da minha época.Sou de nikiti, mas moro atualmente em brasilia.Curti muito Itacoá, na época em que não havia tantas casas assim, muito menos as mansões que agrediram o pontão do morro da praiinha, que sacanagem...Parabens pelo seu texto e fotos.Qual é o seu nome?
Sou Anamaria, do Ingá, amiga de José Eustaquio, vc me conheceu?