quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gripe Suína - Swine Flu



Hoje tem Flamengo x Fortaleza pela Copa do Brasil. A peleja será travada no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, RJ. Os meus queridos amigos rubro-negros resolveram assistir ao jogo no Ninho do Urubu (casa do Beto), degustando um leitãozinho regado a cerveja gelada. Estaremos lá, apesar da gripe que me assola desde o final da tarde do último sábado.

E falando em urubu, leitãozinho e gripe...

Uma querida amiga chega hoje ao Rio, depois de uma semana na Big Apple. Ai, ai, ai...

Informações sobre H1N1 na biblioteca virtual:

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Os Carrascos da SuperVia


Foto: Fábio Guimarães - Agência O Globo.

As imagens são estarrecedoras e deixam indignados todos nós, cidadãos cumpridores das obrigações. Não é, ao menos, poder de polícia o que podemos atribuir aos agentes da SuperVia como justificativa para as agressões a que submeteram os usuários dos trens, pessoas que, naquele momento, dirigiam-se para os seus locais de trabalho: a polícia existe para proteger o cidadão e não para achincalhá-lo.

A verdade é que nas capitais brasileiras, com raríssimas exceções, o sistema de transporte é mais um martírio do que uma facilidade. Depender de ônibus, trem, metrô e barcas no Rio de Janeiro é ficar a mercê da incompetência do estado (isso porque o assunto é transporte e não saúde ou educação, por exemplo).

Quando estive em Nova Iorque, em agosto do ano passado, andando pelas ruas de Manhattan eu ficava pensando no que falta aos nossos governantes para “copiar” sistemas que funcionam mundo afora. Fiz questão de andar de trem, metrô e ônibus na Big Apple. E não foi só isso. Pesquisei a mecânica do sistema, as vantagens oferecidas aos usuários, as formas de integração. Fantástico. Certamente, penso, o nosso governador (Sérgio Cabral Filho) e secretário de transporte (Júlio Lopes) não conhecem os serviços públicos que lá são oferecidos à população. Ignorantes.

Mas depois de tudo, das agressões, das imagens na TV, ainda temos que ouvir os comentários do presidente da SuperVia, Amir Murad, e do secretário de transporte, Júlio Lopes. Claro que interessa sabermos o que os responsáveis já estão fazendo para resolver os problemas que constatamos todos os dias. Mas por que chegamos ao ponto em que chegamos? Se não fossem as imagens feitas naquele momento, o dia de hoje não seria diferente do de ontem. Não tem pé nem cabeça falar do treinamento dos agentes. O comportamento deles nada tem a ver com treinamento. Nas chicotadas deflagadas por eles vemos, claramente, a incompetência do estado.

Não posso acreditar tratar-se de fato isolado. De desconhecimento da direção, gerência e supervisão da SuperVia das práticas abomináveis adotadas pelos agentes de segurança. Se não é orientação, e isso sim deve ser apurado com rigor, é, no mínimo, omissão. Passageiros dizem que as agressões são comuns nos trens e nas estações da concessionária.

Enquanto a SuperVia alega que a greve tem motivação salarial, os ferroviários dizem que, pasmem, os motivos são FALTA DE SEGURANÇA e MANUTENÇÃO PRECÁRIA DOS TRENS. E estamos falando de um sistema de transporte cuja administração é responsabilidade de uma concessionária de serviço público. Ou seja, que tem obrigações e metas estabelecidas em contrato firmado com o governo do estado.

Educação, saúde, segurança e transporte: só rezando.

domingo, 12 de abril de 2009

Final da Taça Rio - 2009



"Para a maioria dos leitores, final da Taça Rio será entre Fluminense e Vasco".

Essa foi a manchete do "O Globo" de 6 de abril.
Apenas 12% dos leitores acreditavam na final que vai realmente acontecer.

Serei curto e grosso.

Botafogo campeão da Taça Guanabara 2009. Botafogo e Flamengo decidirão a Taça Rio.
Botafogo ou Flamengo será o campeão do Estadual 2009.
E que as torcidas de Vasco e Fluminense, nos últimos anos, só assistem Botafogo e Flamengo jogarem.
E, para fechar, Vasco agora só enfrenta o Botafogo de novo na Taça Guanabara 2010.
Vai viver o pesadelo da segundona no Brasileirão deste ano.
Bem que os dirigentes do Botafogo poderiam programar um amistoso com o Vasco antes que 2009 chegue ao fim.
Que tal um jogo beneficente? Ou de confraternização de final de ano? Que tal?

Taça Rio 2009 - Semifinal

Botafogo 4 X 0 Vasco
Flamengo 1 X 0 Fluminense

Dia 19 de abril, às 16h, no Maracanã, a final:

Botafogo X Flamengo

Inté.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Final da Taça Rio - 2009


http://oglobo.globo.com/esportes/carioca2009/mat/2009/04/06/para-maioria-dos-leitores-final-da-taca-rio-sera-entre-fluminense-vasco-755169842.asp

Então tá!

A verdade é que são quatro as possibilidades:

Vasco x Fluminense
Vasco x Flamengo
Botafogo x Fluminense
Botafogo x Flamengo

E daí?... É semifinal de gente grande. Então, qualquer resultado antes da segunda parte do Faustão do Domingo de Páscoa é puro palpite.
Semana que vem voltamos a tocar nesse assunto, certo?!

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Meu Corpo




Eis o meu corpo inerte! Repousa em um ataúde coberto por flores de um perfume enjoativo! Meu velório... O ar pesa sobre as cabeças. Roupas negras, óculos escuros e tantas são as falsas caras de tristeza. Lágrimas se derramam ao morto. Amigos do peito de mim riem. Eu não segurarei uma alça do caixão deles... Amigos do peito até na morte. A minha partida tem graça. Nos veremos e que não seja em breve: vida longa aos que ficam! Tenho, agora, paciência para uma eternidade.


E quem não me deu a mão enquanto vivo, finge o choro e ri por dentro, só pode. Faz o que aqui? Não tenho no rosto o sorriso largo, o sangue quente fluindo nas veias, o turbilhão de idéias na cuca fresca. Não tenho os músculos tenros, a força do machado que desfaz a tora em lascas de lenha. Não tenho, no peito, os amores fartos e no corpo quente os pêlos eriçados de um frio bom na espinha. Nada mais para oferecer além do meu sono de defunto...


Não quero um fúnebre desfile de moda hoje! Não quero a falsa dor, a festa, a presença obrigatória. Quem me quis em vida tem opção melhor. Eu, hoje, não tenho. Ah, se tivesse!... Não quero a admiração, morto, dos que nunca me ouviram, vivo. Não vejo mais os pés das meninas. Não corro mais riscos. Não sou mais nada.


Rendam-me as homenagens enquanto vivo!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010



Brasil 3 x 0 Peru

Não digo que foi melhor do que assistir o Brasil vencer o Peru. Mas que foi bom demais ver a Bolívia arrasar a Argentina do técnico Maradona por 6 X 1, ah isso foi!

A Argentina já levou de 5 a 0 em eliminatórias. Foi contra a Colômbia, em 1993.

No Brasil e Peru, Kaká sofreu penalidade máxima e Luís Fabiano abriu o marcador aos 17min30s. Aos 26min40s, ainda no primeiro tempo, Luís Fabiano, em posição de impedimento, ampliou o marcador, fazendo o segundo gol da partida. Aos 18min55s do segundo tempo, Felipe Melo faz o terceiro em bela jogada.

E como disse o Falcão: - O Kaká é um jogador diferenciado que faz muita diferença!

O próximo jogo do Brasil é somente no dia 6 de junho, no Estádio Centenário, contra o Uruguai.

Website oficial da FIFA: http://www.fifa.com/worldcup/index.html .

Classificação após a 12ª rodada:

1 - Paraguai - 24 pontos
2 - Brasil - 21
3 - Chile - 20
4 - Argentina - 19
5 - Uruguai - 17
6 - Colômbia - 14
7 - Equador - 14
8 - Venezuela - 13
9 - Bolívia - 12
10 - Peru - 7

CQC




O que foi o CQC no final de semana passado? O programa estava muito bom.


As matérias com Fernando Henrique Cardoso e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, estavam engraçadíssimas.


Mas o Top Five arrebentou. Confira (atente para a Maísa, a menina do SBT):


http://www.youtube.com/watch?v=Xte66cyE6RQ