quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Questão de (mau/bom) gosto!

No último final de semana peguei a estrada e parti para Búzios. Apesar de trabalhar com serviços, o feriado da segunda-feira, dos comerciários, coincidia com o do sindicato do pessoal lá da empresa. Preferi viajar nessa data por estar certo de encontrar a cidade menos movimentada. E acertei.

Em Búzios eu me sinto muito bem. É como se lá fosse meu berço. Isso acontece também em Tiradentes, nas Minas Gerais. A diferença é que Búzios transpira modernidade, mesmo sendo uma vila de pescadores. Gostaria mesmo que fosse assim também em Angra dos Reis...

A pousada era uma delícia. O quarto pequeno, é bem verdade, mas lá eu parava pouco. Porque Búzios pede, sempre, muita badalação. Sem rigidez de horário. Durante o dia, claro, praia. E as opções são muitas. Fiquei em Geribá. Mas somente pus os pés na areia de lá na segunda-feira. Visitei João Fernandes, Rasa, Ossos, Ferradura... Fiz compra na Aqualung. Adoro as camisetas da Aqualung.

Come-se muito bem em Búzios. Mas quando falamos de comida, não sou exigente. Então, todos os dias, encarei cerveja gelada e comida boa e barata na Biroska do Peixe, na Praia da Armação. Informal, de frente para o mar, os pratos demoram um pouco para sair. Mas vale a pena a espera. Peixe, lula, camarão. E a pimenta é supimpa. Fica próxima à escultura dos pescadores.

Como nunca pode faltar, visitamos o Bar Anexo em uma das noites. Nada de superlotação. A frequência estava no ponto. Ficamos no balcão mesmo. Naqueles bancos altos. Então, abri mão da cerveja e caí dentro dos drinks. Como sou fã de cachaça, comecei com uma caipirinha. Esqueci de reparar a cachaça que eles usam lá. Depois, saciando um desejo de dias, degustei um mojito. Em seguida pedi um manhattam com Jack Daniel's. Não preciso dizer que, nessas alturas, já estava altinho, né?!

As noites lá são perfeitas. Os dias também. Com chuva, com sol... O dia que nevar em Búzios, então! Mas tem sempre uma turma que passa dos limites e sai fazendo merda. Juventude e álcool é mistura explosiva, quase sempre. Um pessoal saiu na porrada e fechou a rua. Precisei intervir para passar com o carro. No dia seguinte, já no início da tarde, encontrei um carro que destruiu parte da parede de um imóvel tombado. Por volta das seis da manhã, o cara bateu, saiu, trancou o carro e foi embora.

Búzios não tem modinha. Búzios é a própria moda.

E por falar em moda. E de moda em Niterói. Noite passada estive no Rancho do Tomate. Ouvi muito o pessoal falar de lá. Então, fui naquela expectativa. Meninas bonitas. Boa música. Uma noite daquelas que teimam em logo acabar. Pois bem. Quebrei a cara. Não adianta. Na minha opinião, sertanejo é modinha. Vai passar. Como a lambada, o axé e congêneres. E não me compare isso com forró porque forró é patrimônio do nordestino. E nordestino tem até no Japão. É como o samba. A verdade é que gatinhas mesmo contei nos dedos de uma mão. Mas é impagável você encontrar um playboy usando botas e chapéu. Assim, a noite lá fica parecendo festa à fantasia. Pronto, falei.

4 comentários:

Bemaia disse...

Ah que saudade de Búzios...
Agora, me escangalhei de rir com o teu último paragrafo. Aqui tem gente de SP transbordando e o que tenho que ouvir constantemente? Pois é, sertanejo tá na moda em SP há muito tempo. Mas não adianta, não dáááá! Pronto, falei também!

coragem meninas disse...

Que delicia teus comentarios...admiro quem tem o dom da palavra...quanto a Búzios... está na minha lista de próximos lugares a conhecer...

M4R disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M4R disse...

Que bom chegar e encontrar os comentários de duas meninas queridas!

Bê, estava até agora na Rua do Ouvidor. Lá, de 15 em 15 dias, rola o Samba da Ouvidor. Os bares e restaurantes abrem as portas. Um grupo se instala na calçada e, à partir das 14h, o belo samba de raiz começa. Cartola, Pixinguinha e tantos outros. E aquele chope da Brahma, na caldereta, bem tirado.

Mani, estou longe da boa escrita. Sabe o que mais me embasbaca? Quem traduz o seu dia em poucas palavras e com simplicidade. Ai que vontade... Mas querer não é poder. Uma pena.