quarta-feira, 29 de julho de 2009

Twitter: Faca de Dois Gumes


É verdade, e sei disso. O Twitter aproxima o fã, e ou cidadão do povo, somente, dos seus ídolos, e ou celebridades. Essa “rede social” divulga, em tempo real, conceitos, intimidades, banalidades, realidades, devaneios, rotinas, de quem, pelos diversos motivos, resolve estrelar um romance da vida real. O “filme” ou a “peça” entra em cartaz e, qualquer pessoa, por amor ou por ódio, no exagero das palavras, está lá na platéia. Para aplaudir ou para vaiar.

Se você vaia e o ator não gosta, ele tem o direito de proibir a sua entrada no cinema ou teatro. Até quando quiser. Ponto. É a censura, do indivíduo pelo indivíduo, no “Ciberespaço”. Foi o que a @rosana fez comigo porque eu disse que ela era chata. E para atualizar o assunto, era não: é chata. Eu continuo, com outro usuário, “following” a Sra. Rosana Hermann. Claro que isso é justificável. Ela é chata de uma maneira geral. O que não quer dizer que seus “insights” sejam, de maneira geral, chatos ou fúteis. Não, não é isso. Imagina se ela, como jornalista, resolve chamar o Sarney de chato e ele consegue uma liminar que resolve impedi-la de emitir opinião sobre o nobre parlamentar?!

Os meus ídolos são, claro, aquelas pessoas por quem nutro admiração. Alguns são pessoas comuns, como eu sou. Outros são celebridades. Outros, eram somente celebridades que eu “seguia” para conhecer um pouco mais ou por ser fonte de informação e, por seus comportamentos, tornei-me fã. Nesse último caso posso citar alguns, dentre os quais, um ou outro me surpreendeu. O @huckluciano, o @rubarrichelo, @otaviomesquita, o @nelsonpiquet, por exemplo, são celebridades que se comportam, sempre, de forma muito educada e... Bem, as suas expressões estão sempre de acordo com as posturas que assumem publicamente. Não podemos comparar “tuitadas”. Elas são boas, de verdade, se vemos os seus donos nas palavras e conceitos usados. Por exemplo, não podemos comparar o que dizem o @walterlongo e o @Mallandrosergio. Ambos são celebridades, entende?!

Por outro lado, algumas celebridades, no Twitter, acabam por decepcionar fãs. E essa decepção é permeada por diversas situações. Vocabulário inadequado, conceitos contraditórios, grafia equivocada são alguns dos aspectos que considero como “descuido” imperdoável de uma celebridade. Hoje mesmo, uma apresentadora muito famosa da Rede Globo, referindo-se a um par de luvas de boxe que ganhou, usou o verbo “uzar” dessa forma. Bem, não combina com a postura séria, comprometida, questionadora, elegante, crítica, desenvolvedora da apresentadora. Creio, e isso faço com muito prazer, não custa nada alguém como ela revisar, com mais cuidado, os até 140 caracteres da sua expressão antes de torná-la pública. Se fosse o @otaviomesquita, para mim, passaria em branco. Afinal, o cara é pândego e mostra-se, todo dia, uma simpatia.

Precisamos lembrar que, nesse espaço, o fã deselegante pode ser vaiado por seu ídolo. E o ídolo será apoiado. Todos precisamos saber, com clareza, qual é o nosso lugar, o nosso espaço, o nosso limite. E o dos que nos rodeiam.

@rosana, dois zero pra mim!

Nenhum comentário: